terça-feira, 18 de novembro de 2008

Frango Bêbado

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de passas claras
1/2 xícara (chá) de sherry seco (ou conhaque) aquecido (usei vinho branco seco)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo sal e pimenta do reino clara moída na hora a gosto
1 kg de sobrecoxa sem pele e sem osso cortados em pedaços não muito pequenos
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
1 cebola média cortada fininha (corte ao meio e depois fatie)
5 dentes de alho grandes cortados em fatias
1/2 xícara (chá) de amêndoas sem casca (usei amendoim levemente tostado)1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes recheadas com pimentão (usei sem ser recheada, picada em lascas)
1 colher (sopa) de maisena dissolvida em uma parte do caldo de frango
1 1/2 xícara (chá) de caldo de frango
1 xícara (chá) de tequila
1/3 a 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco (usei 1/2 xícara)1 colher (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
Coloque as passas de molho no sherry aquecido por aproximadamente 20 min e reserve. Prepare o frango: Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta e deixe descansar por uns 10 min Empane-os em seguida na farinha de trigo temperada igualmente com um pouco de sal e pimenta. Reserve. Preaqueça o forno a 180ºC. Pegue uma frigideira grande, refogue ligeiramente a cebola e o alho e reserve. Esquente o óleo na mesma frigideira e doure os pedaços de frango por uns 10 min ao todo. Transfira-os para uma forma refratária. Prepare o molho: Retire o excesso de gordura da frigideira e retorne a cebola e alho reservados. Se necessário, refogue bem até que a cebola fique transparente e o alho dourado – não deixe o alho queimar.
Mexa constantemente, sempre procurando desgrudar qualquer pedaço de frango que tenha grudado na frigideira. Junte as amêndoas e cozinhe, mexendo sempre, por uns 2 min Em seguida, acrescente as azeitonas e as passas com todo o excesso de sherry que não tenha sido absorvido. Mexa bem por mais uns 2 min. Acrescente o caldo de galinha e a tequila. Vá mexendo até levantar ponto de fervura. Então, acrescente 1/3 xícara de vinagre e o açúcar, mexendo bem e provando para ver se está do seu gosto. Deve ficar levemente acídico. Acrescente mais vinagre se preferir – mas o faça gradualmente até que fique do seu gosto. Adicione a maisena já diluída no caldo de frango. Quando ferver, diminua a temperatura e deixe engrossar – uns 10 min aproximadamente. Derrame o molho sobre os pedaços de frango reservados. Cubra com papel alumínio e deixe no forno por mais ou menos 25 min ou até que o frango esteja bem cozido. Sugestão:Acompanhe com arroz branco e escarola ligeiramente refogada no alho.
webbusca.com.br

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO