sábado, 29 de novembro de 2008

História da Pizza

Não, a pizza não é de origem italiana como todo mundo pensa. Há seis mil anos antes de Cristo, os egípcios já haviam desenvolvido a receita de uma massa, resultado da farinha e água. A receita egípcia percorreu todas as civilizações da época, como a hebraica, babilônica, etc, inclusive os hebreus desenvolveram o “Pão de Abraão”, algo muito próximo da massa de pizza. Após isso, os gregos deram outro avanço misturando farinha de trigo juntamente com o arroz e assando em tijolos quentes. Os fenícios deram outro passo para chegar á delícia, adicionaram cebolas e carnes por cima da massa.Aí chega a conhecidíssima e mais importante contribuição: a italiana. Os turcos muçulmanos adotavam o costume dos fenícios durante a Idade Média e devido às cruzadas, a prática chegou à Itália através do porto de Nápoles.
No começo, as pizzas eram destinadas aos italianos pobres, para acabar com a fome do povo, sendo adicionada à massa, apenas algumas ervas e azeites, além disso, a pizza era comida semelhantemente a um sanduíche. A pizza redonda surgiu na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. Nessa época, já eram adicionados à pizza, o tomate, descoberto na América, toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da pizza se espalhou pelo mundo inteiro, surgindo então, a primeira pizzaria da história: Port'Alba. Nessa pizzaria, vários artistas se encontravam, retirando definitivamente, o estereótipo de “alimento dos pobres”.No Brasil, a pizza chegou através de imigrantes italianos na década de 50 e passou a ser servida em quase todas as cidades brasileiras. A pizza é algo tão popular que no dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza no Brasil.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO