terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O cogumelo anti-câncer

De acordo com o terapeuta Marcos Melo, pesquisas em universidades japonesas detectaram no Shitake, entre outras, as substâncias lenitan, ácido ribonucléico, ertadenin, glicoproteína, proteína básica, ergosterol, lentionin e beta glucan, cujas ações terapêuticas são: inibição de câncer e tumores, queda no nível de colesterol, estabilidade da pressão sangüínea, impedimento da multiplicação do HIV relacionado com a AIDS e de infecções através de outros vírus. O lenitan é um poderoso antioxidante, que aumenta a atividade imunológica contra vários tipos de câncer. Além disso, é um alimento de baixa caloria, possui apenas 29 em cada 100 gramas, podendo ser consumido por quem segue dietas de emagrecimento e controle de peso.
Além de ser antioxidante, tem alto poder de hidratação cutânea. Segundo o dermatologista Marcelo Bellini (SP), além do lenitan, o alimento é rico em proteínas, sais minerais, cálcio, ferro, sódio, fósforo e potássio, vitaminas E,B,C e D. Ele reduz linhas de expressão e aumentando a elasticidade e viço da tez. Justamente por isso que já é possível encontrar cosméticos com essa substância em sua fórmula. Em tempo: essas propriedades do shitake também podem ser aproveitadas através da alimentação.
Uma boa sugestão é preparar o shitake com alho, que, além de ser bactericida e antiinflamatório, diminui as chances de câncer no estômago graças às suas propriedades anticancerígenas e antioxidantes.

Mas atenção: o consumo desses alimentos só proporciona os efeitos citados, se for aliado a uma dieta saudável, com pouca gordura saturada e rica em frutas e vegetais.O shitake comprado desidratado rende muito e sai bem em conta e após ser hidratado em 15 ou 30 minutos de molho em água filtrada está pronto para compor molhos para macarrão, ser colocado no feijão após seu preparo, ou uma pequena quantidade pode ser batida em sucos, entre outras sugestões. A água usada para hidratar o shitake adquirirá uma coloração amadeirada, com cheiro típico, e deve ser utilizada nos molhos ou colocada também no feijão, pois possui grande quantidade de nutrientes.Pode-se fazer o chá com o shitake e depois usar os pedaços em alguma preparação alimentar. Para quem mora aqui no Rio de Janeiro, sai bem em conta adquirir o shitake desidratado nas Casas Pedro, onde ele é vendido por peso e bem mais barato do que em embalagem fechada. Pesquisem, busquem... O Cogumelo do Sol pode sim, ser substituído tranqüilamente pelo shitake!” Marcos então apresentou ao público pedaços de shitake desidratado.
Revista Nova Beleza (Ed. 44)

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO