segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Culinária Francesa: parte I

A culinária francesa é caracterizada por sua enorme diversidade. A comida francesa é considerada a de estilo mais elegante e refinado do mundo, e conhecida por seus estilos clássico e provençal. Muitos dos maiores chefs do mundo são mestres da cozinha francesa. Ainda, as técnicas francesas de cozinhar tem sido a grande influência em quase toda a culinária ocidental.
Nos restaurantes que encontramos, em outros países, a culinária francesa pode ser dividida em: cuisine bourgeoise, cuisine du terroir e cuisine novelle.
Abaixo vemos um resumo das três
Cuisine bourgeoise
A cuisine bourgeoise inclui todos os pratos franceses clássicos que não são especificamente regionais e foram adaptados durante os anos para o paladar das classes mais afluentes. Esse tipo de comida inclui técnicas de cozinhar ricas e complexas, baseadas em molhos, que muita gente associa à culinária francesa. Uma vez que esse tipo de prato é o que geralmente é servido no exterior com o nome de "culinária francesa", muitos erroneamente pensam que a comida francesa típica envolve técnicas complexas e pratos ricos. Na verdade, tais pratos são geralmente reservados para ocasiões especiais, enquanto as refeições típicas são mais simples.
Cuisine du terroir
A cuisine du terroir engloba especialidades regionais com um forte foco na qualidade do produto local e tradição camponesa. Muitos pratos que entram nessa categoria não se enquadram no estereótipo da "comida francesa", uma vez que muitas vezes não são tão elaborados.
Cuisine nouvelle
A Cuisine nouvelle, ou nouvelle cuisine, foi desenvolvida nos anos 70 como uma reação à culinária tradicional. Esse tipo de cozinha é caracterizada por tempo de preparo menor, molhos mais leves e porções menores, apresentadas de forma refinada e decorativa.
A cozinha francesa, com seus sabores sofisticados e técnicas requintadas, continua encantando não só apreciadores de paladar refinado, como também grande parte dos chefes da atualidade. No entanto, poucas pessoas sabem que sua origem foi muito influenciada pela cozinha italiana.
Durante o auge da Renascença no século XV, a nobreza italiana vivenciou uma grande mudança nos conceitos alimentares.
O alimento, que antes era servido de maneira rudimentar, passou a receber um tratamento especial.
Grandes descobertas gastronômicas permitiram que os temperos fossem usados de maneira correta, realçando o sabor dos alimentos, em vez de mascarar sabores desagradáveis. Além disso, começaram a se preocupar com a apresentação dos pratos. As refeições passaram a ter outro sentido na vida das pessoas, tornando-se momentos de prazer e entretenimento.
Esse novo conceito de alimentação foi levado para a França por Catarina de Médici, que se casou com o rei Henrique II e, posteriormente, foi rainha da França (1560 - 1563). Em sua comitiva vieram cozinheiros de Florença com todas as suas habilidades e conhecimentos. Fato este que mudou drasticamente a história da cozinha Francesa.
A popularização da alta culinária francesa só ocorreu após a grande Revolução de 1789. A mudança de regime e a queda da velha aristocracia obrigaram os grandes chefs de cuisine a deixarem as cozinhas dos castelos e palácios e sairem em busca de clientes entre a gente comum. Assim, começaram a abrir seus restaurantes e bistrôs pelas ruas das principais cidades do país. Nascia a moderna culinária francesa, que, elaborada por sucessivos chefs, adquiriu a fisionomia que a definiu como é hoje.
A comida é o ritual preferido da França. A diversidade de pratos e a imensa quantidade de ingredientes – legumes, verduras, ervas aromáticas, especiarias e embutidos, queijos, pães e vinhos, contribuíram para a formação de uma cozinha elaborada e generosa. Nela convivem pratos requintados e simples, variadas técnicas e modos de preparo, receitas que são marcas registradas dos grandes chefs e outras que trazem o aroma e o sabor do campo. Tal riqueza possibilitou a formação de uma culinária nacional e o estabelecimento de diversos padrões regionais de cozinha com personalidade própria:
A França é um universo gastronômico quase inesgotável: das carnes aos peixes, dos vinhos aos laticínios, dos legumes às frutas. Atualmente, Paris, uma das cidades com maior oferta gastronômica no mundo, abriga cerca de 12.000 cafés, restaurantes, bistrôs e brasseries.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO