segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mentha arvensis

Indicações: limpa o sangue, cura úlceras, doenças do útero, ovários, nevralgias, sífilis, inflamação da garganta e faz passar coceiras. Internamente atua contra a fadiga, problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, intoxicações gastrintestinais, doenças do fígado, palpitações, enxaqueca, tremores, sinusite, bronquite, asma, dores dentárias e nevralgias da face. Em forma de óleo é usada externamente para diminuir a sensação de dor em casos de nevralgias e dores dentárias
Contra indicação: Pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação, crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.
Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis.
Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.
Uso culinário: Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.
ecologiaonline.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO