sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que é intolerância à lactose?

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para sua melhor absorção. Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:
Deficiência congenita da enzima: é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem capacidade de poduzir lactase.
Diminuição enzimática secundária à doenças intestinais: é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.
Deficiência primária ou ontogenética: é o mais comum na população . Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra.
ALIMENTOS PROIBIDOS
Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados do leite; Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, entre outros…); Bolachas, biscoitos que possuem leite em sua composição.
ALIMENTOS PERMITIDOS
Carnes em geral; margarina, geléias; todas as leguminosas (feijão, vagem, lentilha); Arroz e cereais em geral; Todas as verduras e legumes; Leite de soja e de arroz, queijo tipo tofu; Pães e bolachas que não contém leite em sua composição.
Vale ressaltar que o leite constitui importante fonte de cálcio, um mineral que participa de vários processos orgânicos fundamentais. Verifique com seu médico ou nutricionista responsável os melhores substitutos para sua dieta e para sua necessidade diária de cálcio, pois não é possível simplesmente excluir este nutriente da dieta.
padariabrasileira.com.b

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO