terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dicas: Vinhos e Sopas,Carnes, Queijos ...

Combinar comida e vinhos não é tarefa das mais simples. Qualquer detalhe da comida, como um tempero a mais, por exemplo, pode refletir em uma péssima combinação. E não é só isso.
Para os especialistas, a escolha da bebida está associada a fatores climáticos e ao local onde você se encontra. Quer um exemplo? Eles dizem que não fica nada bem apreciar a bebida em uma danceteria com som no último volume e cheiro de cigarro. Ou ainda experimentar o vinho no verão, quando ele deve ser tomado no inverno. O "recomendável", segundo eles, é um local aconchegante para que a apreciação seja bem feita e você possa saborear o gosto da bebida com concentração e ambiente apropriado. Mas há quem não se importe com tantas regras. A paixão pelo vinho rompe limites e, dessa forma, não há clima nem local que o faça dispensar a bebida. Em qual desses grupos você encaixa?
Para cada tipo de refeição há um vinho que combina melhor com o seu paladar. Os suaves devem acompanhar pratos pouco temperados, já os fortes e encorpados são ideais para pratos mais condimentados. E, se numa mesma ocasião, você tiver a oportunidade de experimentar vários tipos de vinhos, o melhor deve ficar sempre para o final da refeição, para que a boca conserve o sabor. Outra norma universalmente aceita é servir vinhos brancos para acompanhar carnes brancas (aves, peixes, crustáceos). Na verdade, o vinho branco pode acompanhar qualquer prato, até mesmo os de massas, tradicionalmente identificados pelos italianos com os vinhos tintos. O importante é que o vinho valorize o prato que você escolheu.
Entradas - Com as entradas deve ser servido vinho branco seco, vinho verde branco, vinhos generosos secos ou ainda vinhos espumosos secos.
Sopa - Com sopa é clássico "molhar-se a boca" com generosos secos. No entanto, os vinhos rosados e os espumosos podem servir de vinho único ao longo de uma refeição.
Saladas- Aos pratos avinagrados, como saladas muito temperadas, não convém nenhum tipo de vinho.
Peixes - Com peixe serve-se o mesmo vinho que serviu para os aperitivos (vinho branco seco ou verde). Se forem servidos com molhos picantes, aconselha-se um vinho branco suave.
Massas - Com massas, legumes, arroz e ovos servem-se vinhos brancos adamados ou tintos ligeiros.
Carnes vermelhas - As carnes vermelhas e a caça, assadas ou guisadas ou em pasta (tortas recheadas, empadas), servem-se acompanhadas por vinho tinto encorpado. As carnes assadas também combinam com vinhos espumosos secos.
Queijos - Com queijos fermentados (crus) servem-se vinhos tintos fortes. Queijos de pastas cozidas (tipo gruyére) pedem vinhos tintos mais leves. Com queijos frescos servem-se vinhos brancos suaves.
Doces - Com doces não alcoolizados servem-se vinhos doces brancos, espumosos doces ou ainda generosos doces e meio-doces. Com doces confeccionados com licores ou aguardentes, só devem servir-se as bebidas utilizadas na sua preparação.

dicasdevinhos.com.br

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO