terça-feira, 14 de julho de 2009

Sais Minerais: parte I

Conheça os Sais Minerais: Suas funções, suas fontes, suas carências e seus excessos.
Cálcio
Tem um papel essencial a quase todas funções do organismo, como: Coagulação do sangue, oxigenação dos tecidos, transmissão dos impulsos nervosos, regularização dos batimentos cardíacos e equilíbrio de ferro no organismo. E principalmente na formação de ossos e dentes, indispensável na dieta de recém-nascidos, crianças e gestante. Previne a osteoporose. Trabalha em equílibrio com o fósforo.
Fontes: Leite, queijo, iogurte, legumes verdes, cereais integrais, grãos, nozes (amendoin, castanha, etc), milho, soja, tofu (queijo soja), repolho chinês, couve, brócolis,
Carência: Causa deformação óssea; enfraquecimento dos dentes.
Excesso: Pode causar pedras nos Rins, hipercalcemia, síndrome álcalina do leite, e Insuficiência renal.Nota: Mulheres Amenorréicas (exercício - ou anorexia nervosa-induzida) reduz absorção de cálcio líquida. Não há nenhum dado consistente para apoiar que uma ingestão alta de proteína aumenta exigência de cálcio
Cromo
Ajuda manter níveis de glicose do sangue normais.
Fontes: Alguns cereais, carnes vermelha, aves, peixe, cerveja.
Carência: causa raquitismos em crianças; osteomalácia (amolecimento dos ossos) em adultos; deformações na coluna e Osteoporose.
Excesso: Causa falência renal crônica.
Cobre
Componente de enzimas em metabolismo férreo. Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) e da mielina (substância do sistema nervoso) e do colágeno, auxilia na luta contra infecções.
Fontes: fígado, rim, coração (bovino), ostra, vegetais verdes, soja, frutas secas, pêra, caranguejo, lagosta, frutos do mar, nozes, sementes, cereais de trigo, produtos de grão integrais, produtos de cacau.
Carência: dificulta a absorção de ferro pelo organismo.
Excesso: Pode causar Distúrbio Gastrointestinal, e danificar o fígado.
Flúor
Ajuda a formar e proteger os dentes, previnindo as cáries dentárias, e o desgaste dos ossos, previnindo a osteoporose.
Fontes: Água com Flúor,chás, peixe marinho, produtos dentais com Flúor, agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.
Carência: Ajuda a desenvolver cáries dentárias.
Excesso: Esmalte e Fluorose do esqueleto.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO